TEIXO - planta autóctone
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, na semana da comemoração da Floresta Autóctone, 23 de novembro, expuseram cartazes por eles elaborados sobre as plantas autóctones do nosso país e distribuíram QRcodes em vários espaços da escola para sensibilizarem para a proteção destas plantas bem como para ensinarem o que são plantas autóctones, pois na auditoria ambiental feita à escola, os alunos, na sua maioria, não sabia o que eram.
" A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos..., e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional - em março, no Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega."
ICNF, Dia da Floresta Autoctone | 23 novembro, consultado em 24 de 11 de 2015 de:http://www.icnf.pt/portal/agir/comemora/d_flor_auto
Para saberem mais sobre a floresta do nosso pais, fica o link para quem estiver interessado:
http://www.icnf.pt/portal/florestas/gf/prdflo/resource/doc/arvor-indigen-pt-contin